Ana Bolena – Rainha da Inglaterra

Ana bolenaA história de Ana Bolena tem muitas controvérsias, muitas biografias foram escritas, mas divergindo sobre os acontecimentos, inclusive, não se tem um registro oficial do seu nascimento.
A maior importância na história de Ana Bolena, foi que com a sua interferência junto ao rei Henrique VIII, houve um rompimento entre o reino da Inglaterra com a cúpula da Igreja Católica Romana, vindo a ser fundada e que até hoje é a religião dominante na Inglaterra, a Igreja Anglicana.
Esse rompimento se deu principalmente porque o rei Henrique VIII queria se casar com Ana Bolena, mas como ainda era casado com Catarina de Aragão, precisava da permissão da igreja para se divorciar. A igreja não aceitava o divórcio, pois implicava em perdas políticas, nessa época como sabemos, os casamentos são arranjados principalmente por interesses políticos de ambos os lados. Outro fator que implicava na recusa da igreja é que Catarina era extremamente fiel à igreja e Ana Bolena não.
Estando o rei querendo a todo custo deixar um herdeiro para o trono, e sua atual esposa, Catarina, não havia lhe dado esse herdeiro homem, ela teve uma filha, Maria, e o rei usou esse fato como um forte argumento para o rompimento.
Henrique VIII conheceu Ana Bolena na corte, quando ela visitava sua irmã Maria Bolena que já era amante do rei. Ele logo se encantou com Ana e queria que ela se tornasse sua amante, mas ela não aceitou a proposta, dizia que só se entregaria a um homem quando se casasse. Uns dizem que essa era uma estratégia para conquistar o rei e colocar Ana no poder. Estratégia ou não, acabou dando certo.
Quando Henrique VIII finalmente rompeu com a igreja e marcou seu casamento com Ana, faltando pouco tempo para a cerimônia, Ana finalmente cedeu às investidas do rei e consumaram a união. Nesse período Ana ficou grávida o que deixou o rei muito feliz e esperançoso. Veio então a cerimônia e a consagração de Ana como rainha, mesmo sofrendo com o desagrado da igreja e dos fieis que eram a favor de Catarina. Muitas pessoas não compareceram à festa em protesto.
Ana Bolena, agora rainha, tentou ganhar o apoio do povo, fazendo caridade e tentando ajudar o povo como podia, porém, nas suas costas, os oposicionistas tratavam contra ela, pois o rei lhe dava ouvidos tirando muita gente do poder.
Quando Ana teve sua primeira filha, Isabel I, o rei começou a ficar frustrado com Ana e começou a se afastar dela. Ana teve outras gestações, mas acabou perdendo as crianças. Aqui também ficam algumas controvérsias sobre quantas vezes elas perdeu os filhos. Nesse ínterim, Joana Seymour, aia da Ana, ganhou o posto de amante oficial do rei.
Esses fatos davam força aos oposicionistas de Ana para influenciar o rei contra ela, começaram os rumores de que ela o traia com vários homens da corte, inclusive que praticava incesto com seu irmão, Jorge Bolena. A trama acabou levando-a a prisão na Torre Verde. Após 1000 dias de reinado, Ana foi condenada à execução por degolamento.
Ana Bolena exigiu que seu executor fosse francês, ela queria ganhar tempo para tentar dissuadir o rei a seu favor. Mas, foi inútil. Na manhã de sexta-feira, 19 de maio de 1536, Ana Bolena foi executada.
Antes da execução, Ana Bolena ainda proferiu uma oração em favor do rei.
Bom povo cristão vim aqui para morrer, de acordo com a lei, e pela lei fui julgada para morrer, e por isso não vou falar nada contra ela. Não vim aqui para acusar ninguém, nem para falar de algo de que sou acusada e condenada a morrer, mas rezo a Deus para que salve o rei e que ele tenha um longo reinado sobre vós, pois nunca um príncipe tão misericordioso esteve lá: e para mim ele será sempre um bom, gentil e soberano Senhor. E se qualquer pessoa ponha isso em causa, obrigá-la-ei a julgar os melhores. E assim deixo o mundo e todos vós, e sinceramente desejo que todos rezem por mim. Ó Senhor, tem misericórdia de mim, eu louvo a Deus a minha alma.
Ana obteve o que requisitava, mostrando que até nos seus últimos momentos, ainda era capaz de impressionar o rei. Ela foi decapitada por um carrasco francês, tal como pedira. Henrique não providenciou um sepulcro para Ana, e assim o seu corpo e a cabeça foram enterrados num túmulo desmarcado na Capela Real de São Pedro ad Vincula.
O filme “A Outra”, retrata a história de Ana Bolena e sua irmã Maria Bolena. Filme muito bom e emocionante.
LINK PARA O TRAILER.
A série The Tudors, também conta a história do reinado de Henrique VIII, super indico.
LINK PARA O TRAILER.

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *