Valentina Tereshkova – A Primeira Cosmonauta

valentina-tereshkovaValentina Vladiminovna Tereshkova nasceu em 06 de Março de 1937, na aldeia Rio Volga em Maslennikovo. Filha de Vladimir Tereshkov, motorista de trator e soldado do Exército Vermelho e de Elena Fyodorovna Tereshkov, trabalhadora de uma fábrica têxtil. Valentina perdeu seu pai ainda criança, o que levou a família a passar por muitas dificuldades, inclusive atrasando sua entrada para a escola.
Na sua juventude, em 1959, já trabalhando com sua mãe na fábrica têxtil, começou a se interessar por paraquedismo e criou o primeiro Clube de Paraquedismo Amadores da fábrica, sendo sua presidente.
Aos 24 anos, em 1961, começou a estudar para se qualificar como cosmonauta, nesse mesmo ano, o diretor do programa espacial soviético, Sergei Korolev, considerou enviar mulheres ao espaço, numa forma de colocar a primeira mulher em órbita na frente dos Estados Unidos, durante a corrida espacial entre as duas superpotências.
Em 1962, depois de uma concorrida disputa entre mais de 400 candidatas, Valentina ficou entre as quatro finalistas. Sendo a menos preparada de todas, pois não tinha formação universitária, acabou ganhando créditos pela sua experiência como paraquedista e também pelos seus atributos físicos como altura, peso e aparência. Ela passou por um treinamento rigoroso nos meses seguintes, mas não teria com o que se preocupar com relação a parte de engenharia da nave, pois ela seria apenas uma passageira. A nave Vostok VI seria pilotada automaticamente.
Valentina Tereshkova.2Às 12:30 em 16 de Junho de 1963, Valentina Tereshkova, foi lançada ao espaço, tornando-se a primeira mulher a entrar em órbita. Fazendo 48 órbitas ao redor da Terra, mais de 70 horas, Valentina provou que a mulheres tinham a mesma resistência física que os homens.
Depois do seu retorno à Terra, Valentina recebeu inúmeras medalhas, comendas e homenagens pelo seu feito. Entrou para a faculdade de engenharia na Academia Militar da Força Aérea e após sua formatura em 1969, afastou-se do programa espacial para entrar na política. Valentina saiu da Força Aérea com a patente de Major General.
Em 2013, durante as comemorações do 50º aniversário de seu voo, recebeu a Ordem de Alexandre Nevsky das mãos de Vladimir Putin. Ela também foi presidente do comitê das mulheres soviéticas e tornou-se membro do Soviete Supremo, o parlamento da URSS, e do Presidium, um grupo especial dentro do governo soviético, tendo sido proeminente na política do país de 1966 a 1991, representando a URSS na Conferência das Nações Unidas para o Ano Internacional da Mulher na Cidade do México em 1975.
Em 2011 foi eleita deputada pelo partido Rússia Unida, o mesmo de Putin e Dmitri Medvedev. Atualmente ela vive entre Yaroslavl, perto da filha e da neta, e de Moscou, onde exerce seu mandato parlamentar.
Valentina posa ao lado da Nave Vostok VI e teria dito: “Eu olho para ela com amor porque me possibilitou trabalhar com sucesso por três dias em órbita”.
Valentina Tereshkova.3
No seu aniversário de 70 anos, Valentina teria expressado a vontade de voltar ao espaço, numa viagem para Marte, mesmo que fosse, uma viagem só de ida!
Assistam esse vídeo emocionante!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *