Em 1910, Mary Phelps tinha 19 anos e uma festa para ir. Após comprar seu vestido, notou que o espartilho que tinha, não dava certo com o vestido, além de que as barbatanas de osso de baleia estavam machucando seu corpo. Decidiu então, não usar a asfixiante peça de roupa.
Pegou dois lenços, um cordão, duas fitas e com a ajuda de sua empregada costurou a peça que era amarrada nas costas, nascia ali, o primeiro modelo de soutien moderno que não machucava o corpo. O modelo fez tanto sucesso, que Mary acabou tendo que fazer para todas as amigas.
Mary chegou a comercializar a peça, vindo a lucrar pouco com ela, até que um dia acabou vendendo a patente do modelo para a indústria têxtil Warner Brothers Corset Company por 1550 dólares.
Essa indústria chegaria a lucrar mais tarde, próximo de 15 milhões de dólares em três décadas com essa invenção, impulsionada em partes por causa da Segunda Guerra, onde foi tirado o ferro na confecção dos espartilhos, pois eram usados para fazer mais armas e materiais bélicos.
Na história da moda, existiram outras mulheres que também mudaram essa vestimenta de baixo, que eram muito incômodas para uma mais confortável.
Em 1889, a francesa Herminie Cadolle, já havia feito uma divisão no modelo do espartilho, fazendo uma parte de cima com alças nos ombros e a parte de baixo que ficava na altura da cintura e quadris, mas ainda usando um modelo que apertava o corpo modelando a cintura.
Em 1893, Marie Tucek patenteou o primeiro sutiã. Seu modelo incluía bolsos separados para os seios e cintas que passavam sobre o ombro conectados por fechos de gancho. Ele parecia muito com sutiãs modernos de hoje, mas Marie aparentemente não obteve sucesso em comercializar a patente.
Hoje em dia as mulheres adoram seus sutiãs que até são usados à mostra de tão lindos que são!
Assista aqui um vídeo que mostra a confecção dessa peça em 1921 (não dá pra saber se é original, mas devia ser assim mesmo). VÍDEO
Neste outro vídeo o conhecido Pastor Claudio fala sobre o sutiã, muito divertido como sempre. VÍDEO
Fotos do Google, algumas bem curiosas e engraçadas:
Evolução do Sutiã:
Essa peça foi encontrada em 2012 no porão de um castelo na Áustria, pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Innsbruck.
Peças curiosas:
Esse garante liberdade total, mas não é atrativo!